sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Resenha do Capítulo IV.

Qualidade de Vida no Trabalho – QVT – Conceitos e práticas nas empresas da sociedade pós-industrial / Ana Cristina Limongi-França. – 2. Ed. – 2. Reimpr. São Paulo: Atlas, 2007.




Interfaces da Qualidade de Vida da Administração no Brasil

(pág. 143 a 170)

Neste capítulo a autora nos apresenta o resultado do questionário da pesquisa de campo exploratória realizada, tratada por mét
odos estatísticos e composta por 215 entrevistados válidos, entre executivos, administradores, professores e alunos de administração.

É possível notar a grande importância do QVT nas organizações atualmente e o seu crescimento nos últimos cinco anos, devido à necessidade de aumento de produtividade e em decorrência de pressões de diversos setores.

Não se deve exigir que somente os trabalhadores sejam responsáveis pela estratégia de QVT, e sim os empregadores e administradores que são responsáveis pela sua modelagem e aplicação buscando o ganho de produtividade com qualidade.

Apesar da grande difusão de informações a sua comunicação não é completa, com dificuldades devido a questões éticas, jurídicas, sociais e organizacionais. A busca pelo desenvolvimento de novas aptidões para a melhora de produtividade, com qualidade é o objetivo de todos os envolvidos.

As práticas de QVT devem envolver todos desde o nível operacional até o diretivo, cada um em suas atividades buscando o desenvolvimento de atitudes positivas e a transformação dos funcionários em uma equipe coesa e com os mesmos objetivos de melhoria contínua em todos os processos, para o atingimento de um nível de excelência, com repercussão no aumento da qualidade e na diminuição dos custos globais.

As pressões por melhorias na qualidade de vida partem de várias frentes, como os sindicatos, os concorrentes, a legislação e os
próprios clientes, posicionando-se a favor das melhores formas de se obter melhores índices de produtividade mantendo-se a qualidade da produção e os diminuindo os custos decorrentes de sua implementação, garantindo a perpetuidade das ações, com vista à criação de uma cultura de qualidade, inclusive com a perspectiva de pleitear algum reconhecimento, como uma certificação do tipo ISO 9000, aumento o valor da empresa percebido pelos clientes.

Com o resultado do questionário fica claro a importância que o tema proposto representa para todos os envolvidos e o m
uito que se precisa avançar para tornar os ambientes de trabalho em lugares onde os colaboradores em geral se sintam parte dele.

Nova competência é necessária para os administradores, que devem possuir formação específica devido a sua abrangência, que vai além dos itens saúde, lazer e nutrição, passando a interferir em responsabilidade social e nas próprias relações de trabalho. A empresa deve tratar a QVT como uma estratégia, sendo permanente e com efeito catalisador na esfera organizacional. A informação continua sendo primordial, com a comunicação clara e abrangente em todos os
níveis com a percepção de que elas alteram a atuação do profissional.


MATÉRIA JORNALÍSTICA.


Título: ALCOA: ambiente interno de TI incentiva a camaradagem.

Autor: Fábio Barros


Data: 16 de outubro de 2008.

Veículo: Portal UOL

Endereço: http://computerworld.uol.com.br/carreira/2008/10/06/alcoa-ambiente-interno-de-ti-incentiva-camaradagem/


RESUMO:

A área de TI da Alcoa foi a vencedora da dime
nsão “Camaradagem” do premio melhores áreas de TI para se trabalhar.


Tânia Nossa, CIO da empresa, lembra que o modelo global de prestação de serviços permitiu que o departamento, composto por mais de 200 pessoas (funcionários e terceirizados), aprendesse a agir com flexibilidade.

No dia-a-dia de seus subordinados isso se traduz em horários de trabalho flexíveis e a possibilidade de trabalho em Home Office via VPN. Tânia revela que dado ao nível de responsabilidade da equipe, muitas vezes não se dá ao trabalho de saber onde eles estão. “Eu sei que o trabalho está sendo feito”, comenta a executiva.

A companhia Custeia até 80% dos gastos dos funcionários com curso de inglês e MBA, além da adoção de programas de qualidade de vida voltados aos funcionários e de programas de ações sociais direcionados á comunidade, com a participação dos funcionários.

ANÁLISE CRÍTICA:

Nesta matéria, Fábio Barros nos apresenta a área de TI da Alcoa, um caso de sucesso e um exemplo a ser seguido por todas as organizações que pretendem manter-se num mercado globalizado de forma sustentável. Cada vez mais se torna evidente que investimentos em programas de qualidade de vida no trabalho trazem retornos imensuráveis às empresas.

No quarto capítulo de seu livro, Limongi-França reafirma a importância da QVT nas organizações e da função do administrador em conduzir pessoalmente esse processo, de modo a garantir os resultados pretendidos.

Ela esclarece que as exigências por qualidade de vida vêm se generalizando e que os administradores devem buscar novas competências para atender essas exigências.

Neste sentido, a organização Alcoa agiu proativamente, em conformidade com as tendências globais e já está colhendo os frutos de suas iniciativas.

Abraços

Turma 10

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