quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Resenha do capítulo III.

Qualidade de Vida no Trabalho – QVTConceitos e práticas nas empresas da sociedade pós-industrial/Ana Cristina Limongi-França - 2ª. Ed. - 2ª Reimpr. São Paulo: Atlas, 2007.



Resenha do Capítulo III

Campo de Atuação da Gestão da Qualidade de vida:

Experiências Praticas

(pág. 95 a 142)

Neste capítulo Limongi-França apresenta a Rede de Estudo em Gestão da Qualidade de Vida no Trabalho (REG-QVT):

Projeto, iniciado em 1998, a partir da ampliação dos debates, pesquisas e orientações conceituais, estratégicas e operacionais das questões do bem-estar no trabalho.

Participam da Rede aproximadamente 500 pessoas, sendo cadastrados 89 especialistas de diversas áreas profissionais.

Aqui são apresentados os resultados dos debates temáticas ocorridos nas REG-QVT:

O conceito da qualidade de vida no trabalho e a diversidade cultural:

Concluiu-se que:

A diversidade propicia o enriquecimento do clima organizacional pela interação e pela inclusão das pessoas e que essa interação e a própria diversidade cultural afetam e refletem os aprendizados sociais e, ainda, que um trabalho embasado em uma pesquisa de clima organizacional no sentido de aplicar um plano de ação sobre as diversidades presentes nas organizações, é a melhor resposta ao gerenciamento da diversidade com qualidade de vida.

Gestão e Estrutura Organizacional e Qualidade de Vida no Trabalho.

Diversas inovações na gestão empresarial que trazem melhorias para a qualidade de vida das pessoas foram identificadas: a reengenharia, terceirização, inclusão social nas relações de trabalho, etc. Porém, concluiu-se que as transformações atuais na estrutura e na gestão organizacional acarretam tanto oportunidades quanto desafios a serem superados.


Educação e Pedagogia em programas de QVT. Os participantes concluíram que:

A pedagogia deve basear-se em um processo interativo e integrativo que gere mudanças no conhecimento e no comportamento das pessoas.

O processo de transmitir conhecimento deve ser entendido tanto como “aprender e ensinar” quanto como “aprender a ensinar”. Dessa forma o processo interativo de aprendizagem e ensino amplia, aprofunda e torna sistêmica a visão sobre qualidade de vida.

Sociedade do Tempo Livre:

Abordou-se a seguinte questão:

O ócio faz parte do trabalho?

A maioria dos participantes acredita que o ócio é importante para o desenvolvimento da criatividade e para resolução de problemas e que o equilíbrio entre o ócio e o trabalho depende da boa administração pessoal do tempo.

Lesões por Esforço Repetitivo (LER) ou Distúrbio Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT):

De acordo com o INSS, estas são as principais causa de afastamento do trabalho no Brasil. Segundo a OMS as lesões atingem o trabalhador no auge de sua produtividade e experiência profissional (na faixa dos 30 a 40 anos).

Fatores de risco:

  • Tarefas repetitivas e monótonas, ritmo acelerado no trabalho, carga horária excessiva.
  • Mobiliários e equipamentos ergonomicamente inadequado obrigando posturas incorretas durante a jornada.
  • Má iluminação, temperatura inadequada, ruídos e vibrações.
  • Estresse no ambiente de trabalho.

Projetos Avançados de QVT:

Nesta reunião foi conceituado o projeto avançado de qualidade de vida no trabalho, como sendo o projeto que está internalizado; que faz parte da cultura organizacional e que está refletido nas políticas organizacionais e para merecer o status de projeto avançado, deve estar presente no planejamento estratégico das empresas.

Novas Alternativas de QVT.

A maioria afirmou acreditar na existência de novas alternativas em QVT.

As alternativas consideradas mais importantes foram: aquelas que minimizam o estresse; que buscam a conscientização-mudança de atitude; que promovem o bem-estar psicológico; que estimulam a liberdade, responsabilidade e saúde integral, a ginástica laboral, atividades de correção ergonômica, alternativas que buscam o equilíbrio da vida pessoal x profissional x saúde e as que promovem a integração social.

Gestão dos Riscos à Saúde:

Observou-se que os riscos aos quais os trabalhadores estão expostos referem-se a fatores ambientais, que a estrutura organizacional apresenta riscos à saúde e que o estilo de gestão pautado no respeito às expectativas do ser humano, nas praticas mais humanas, na gestão participativa, reduz o risco à saúde.

Os Conhecimentos Contábeis e Gestão da Qualidade de Vida no Trabalho:

Avaliou-se a importância do tema, visto que as empresas já contam com planilhas contábeis destinadas a medir resultados de ações voltadas ao bem-estar dos funcionários, mensuram o retorno de investimentos aplicados em horas de treinamento, lazer, recreação, entre outros, para dimensionar, com precisão, suas ações em qualidade de vida.

Conexões Internacionais:

A REG-QVT está conectada a diversos centros de pesquisa em Qualidade de Vida, interagindo com associações cientificas nacionais e internacionais, com o objetivo de trocar experiências e informações, discutir temas relevantes e realizar intercâmbios de especialistas da área.

Procedimentos em QVT.

O grupo avaliou positivamente a contribuição trazida pela dinâmica aplicada e a troca de experiências, ampliando o nível de reflexão e colaborando para a missão de informar empresas, instituições, profissionais especializados e interessados em desenvolver procedimentos, que resultem na qualidade de vida no trabalho.


MATÉRIA JORNALÍSTA

Título: Executivos buscam mais equilíbrio entre trabalho e vida pessoal.

Autor: Matéria não assinada.
Data: 18 de setembro de 2008.

Veículo: Portal Administradores.com.br.
Endereço: http://www.administradores.com.br/noticias/executivos_buscam_mais_equilibrio_entre_tra
balho_e_vida_pessoal/17310/

Segundo pesquisa realizada pela Mariaca executivos prezam o estilo de vida global, integrando carreira, família e interesses pessoais. A pesquisa concluiu que as mulheres preferem a estabilidade na carreira, em detrimento ao acúmulo de dinheiro acima de suas necessidades.

Nesta pesquisa realizada em junho, em uma empresa de capital humano, Lúcia Costa (sócia - diretora da Mariaca), constata que as pessoas querem cada vez mais qualidade de vida. Por outro lado, como as estruturas das empresas estão menos hierarquizadas, a busca pelo poder já não atrai tanto os executivos.

Segundo a pesquisa 45% dos executivos de ambos os sexos colocaram o estilo de vida no topo da lista de 10 valores apresentados.
Esta pesquisa envolveu vários segmentos da economia e ouviu 250 altos executivos de todo país, entre homens e mulheres.

ANÁLISE CRÍTICA.

No capítulo III do seu livro, Limongi-França apresenta a REG-QVT, uma importante iniciativa que, por sua grandeza, evidencia o quanto os profissionais estão preocupados com as questões inerentes a Qualidade de Vida no Trabalho sob diversas perspectivas.

Certamente este é um caminho sem volta, conforme vimos na resenha do capítulo III, as organizações contemporâneas investem em QVT esperando retornos contabilizáveis.
Por outro lado, a matéria jornalística apresenta o resultado de uma pesquisa realizada pela Mariaca que mostra que os executivos também anseiam por qualidade de vida.

A matéria também constata que as estruturas das empresas estão menos hierarquizadas, e mais flexíveis, portanto mais receptivas a implementação de programas de QVT.
Já que é um objetivo das instituições, um desejo dos profissionais e este é o momento adequado; então, que venha a QVT!

Abraços
Turma 10


Nenhum comentário: