sábado, 10 de maio de 2008

A BUSCA DO CONHECIMENTO

Veículo: Portal fator Brasil

Por: Luiz Cunha

LINK: http://www.revistafator.com.br/ver_noticia.php?not=39358


RESUMO:

Neste texto, Luiz Cunha relata a importância do treinamento continuo para o profissional de qualquer área de atuação e ressalta que com o advento da TI torna-se ainda mais evidente a necessidade das organizações desenvolverem seus profissionais e reterem seus talentos.

O autor cita como exemplo a atividade de um médico cirurgião e afirma que a despeito da capacidade do profissional é imprescindível que este seja treinado e capacitado a operar equipamentos de alta complexidade, para que se tenha êxito em suas atividades. Assim como este médico, os colaboradores de empresas que pretendem adotar Softwares de gestão devem ser treinados e adaptados às novas tecnologias.

Cunha cita ainda, que em nosso cotidiano é comum deixarmos de utilizar diversos recursos de aparelhos e equipamentos como, computadores e celulares, simplesmente por não saber usa-los e que este fato, muitas vezes se repete na vida empresarial - colaboradores que não consegue entender o sistema com o qual trabalha.

O autor observa que para se usufruir de todos os benefícios que a tecnologia traz é necessário que ao implantar um sistema de informação certificar-se se o fornecedor tem condições de capacitar à equipe de profissionais que utilizará o sistema, de modo a diminuir os conflitos entre o profissional e o sistema, melhorando a eficiência, eficácia e a motivação do profissional.


ANÁLISE CRÍTICA

Neste texto o autor tratou de forma imparcial um assunto de suma importância para as organizações que pretendem implantar um sistema de informação; O treinamento, a capacitação e a adaptação do profissional ao novo sistema, são considerados imprescindíveis para o sucesso do investimento. Nesse sentido, o autor está em consonância com GRAEML (2000) que nos ensina: “Para que a empresa (Organização) seja mais competitiva, é importante que as pessoas assumam novos papéis [...] a TI vai eliminar muitos níveis hierárquicos dentro das empresas (organizações) e permitir que as informações fluam mais rapidamente”.

O link desta matéria com a qualidade de vida no trabalho e a administração está relacionado com o clima de incerteza que impera entre os colaboradores da organização quando da implantação da TI. Cabe ao gestor da empresa conduzir este evento com habilidade e deixar claro que o objetivo da TI não é promover demissões, e sim qualidade de vida.

Abraços

Turma 10

4 comentários:

A vida como ela é... disse...

Interessante a abordagem dada às TIs, assunto muito em voga. Além de integrar o Projeto Incluir na UFJF, onde abraçamos a causa da inclusão em todos os níveis, esta reportagem nos chamou a atenção, uma vez que os autores do blog entenderam que ao promoverem a capacitação, a inclusão também estaria sendo efetuada. Muitas pessoas que não podem se locomover livremente, após o advento das tecnologias modernas, têm uma chance de promoverem seu crescimento pessoal e profissional. Afinal a qualidade de vida está intimamente ligada à possibilidade de exercer os direitos como cidadão.
Marcos Nunes Aluno da Turma 1 - Administração - UFJF

Anônimo disse...

O tema em questão tem tudo a ver com o curso que estamos fazendo, pois as TI!s são o ponto crucial de toda e qualquer organização. Na análise crítica foi muito bem elaborado a necessidade dos profissionais estarem atentos à capacitação, treinamento e a adaptação aos novos modelos das tecnologias, promovendo o crescimento profissional que vão gerar uma melhor qualidade de vida. Gostaria de parabenizar a equipe pela escolha dos temas, pois nada mais apropriado para os colaboradores terem em seu ambiente de trabalho, sempre inovado gerando a tão sonhada qualidade de vida.

Edwaldo Sergio dos Santos - Aluno da Turma 3 EAD-ADM UFJF

UFJF-SEMINÁRIO TEMÁTICO disse...

Concordo totalmente com vocês, quando da implantação de qualquer sistema ou mesmo equipamento em que os funcionários não estejam "familiarizados" é imprescindível oferecer treinamento para capacitação dos mesmos, minimizando assim, a possibilidade de erros que poderão ocasionar vários danos à empresa. Às vezes, em nosso trabalho são inseridos novos aplicativos e temos que aprender a usá-los por conta própria, ocasionando uma grande perda de tempo, pois com certeza, através de treinamentos específicos aprenderíamos muito mais rápido.
Andréa Benfica Sant'Anna(Aluna do Adm.Ead, turma 09).

Anônimo disse...

A análise crítica foi muito bem fundamentada pela insersão de argumentos relacionados ao assunto abordado,onde foi citando inclusive um trecho publicado por Graeml, que escreveu sobre o tema. O que mais chamou atenção foi o fato de que os alunos conseguiram elaborar uma análise realmente crítica, relacionando o tema "clima organizacional" com o assunto aboradado na matéria, a partir do momento em que lembraram que a TI pode influenciar no clima organizacional de uma empresa.
Regina Levenstein Aluna da Turma 11 - Administrãção - UFJF