sábado, 24 de maio de 2008

As " Ns" maneiras de cobrar produtividade e aumentar a qualidade de vida dos funcionários

Por: Paulo Chebel

Veículo: SEGS Portal Nacional.

Link: http://www.segs.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=6128&Itemid=1http://www.segs.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=6128&Itemid=1


RESUMO:

O artigo busca demonstrar a importância de um programa de qualidade de vida em uma empresa e os requisitos necessários para implantá-lo e faz uma reflexão da importância da relação da qualidade de vida com a produtividade. Aponta ainda, que a satisfação do colaborador melhora, em todas as perspectivas, os resultados da empresa e exemplifica com o conceito de Balanced Scoredcard.

Paulo Chebel acrescenta, que tal programa deve incluir todos os níveis hierárquicos da empresa, determinando as necessidades físicas e psicológicas de cada grupo. Comenta que as empresas ainda preocupam-se mais com as necessidades fisiológicas e de segurança do que com a parte emocional do colaborador e que a qualidade de vida no ambiente familiar e na sociedade também deve ser estimulada pela empresa.

Chebel acrescenta que de nada adiantarão os programas de qualidade de vida se os gestores continuarem a exigir produtividade e qualidade, através de métodos opressivos e, diz ainda, que para obter sucesso com os programas de qualidade de vida, os gestores deverão estar devidamente preparados e todo o processo deverá ser acompanhado de perto para possíveis ajustes.

ANÁLISE CRÍTICA:

O artigo apresenta, com clareza e imparcialidade, a importância da implantação de um programa de qualidade de vida na empresa.

O autor consegue demonstrar, com eficiência, a relação que existe entre um indivíduo com suas necessidades básicas satisfeitas, com equilíbrio emocional, dentre tantos outros fatores que interferem diretamente no seu desempenho e o retorno que a empresa terá com a melhoria na produtividade deste individuo.

O autor fundamenta suas argumentações na teoria da pirâmide das necessidades de Maslow, sinalizando que estas apresentam respaldos científicos, estando em consonância com outros estudos apresentados sobre o assunto.

Este tema é de suma importância para administração e nos chama à uma reflexão...

Certamente depararemos com esta linha temática no desdobramento de nossas funções administrativas. Como agiremos? Que tipo de gestor queremos ser?

Abraços

Turma 10

Um comentário:

Anônimo disse...

O análise crítica elaborada pelo grupo foi bem abrangente, abordando todos os itens considerados relevantes.
O texto escolhido, de fácil entendimento, permite que qualquer leitor, mesmo leigo,consiga captar a idéia principal do autor.
A redação está dentro dos padrões solicitados pela matéria.
O convite à reflexão no final da análise foi muito oportuno. A boa qualidade das relações entre os gestores e seus subordinados é fator essencial para a qualidade de vida no trabalho.

Cristina C S C Carelli
Aluna do Adm.EAD - Turma 9