sábado, 29 de março de 2008

Trabalhar é preciso, vida pessoal também é.

Título : Trabalhar é preciso, vida pessoal também é

Mesmo que tenham espaços próprios e delimitados, realidades profissional e individual são complementares.

Autor: Matéria não assinada

Veículo: Correio da Bahia publicada em: 23.03.2008

Fonte: http://www.correiodabahia.com.br/trabalho/noticia.asp?codigo=150036

Resumo

A matéria está baseada em uma pesquisa feita sobre qualidade de vida no trabalho que busca demonstrar que o trabalho e a vida pessoal estão sempre juntos e um depende do outro. Demonstra também que a satisfação pessoal dos seres humanos depende de ambos.

Um indivíduo que está bem em sua vida pessoal, também terá um desempenho melhor no trabalho e vice e versa.

A pesquisa realizada pela Fundação Cabral concluiu que as pessoas que são “viciadas em trabalho” podem estar fugindo de problemas pessoais, porém também conclui que algumas pessoas já sentem o impacto desse vício em sua vida pessoal, na insatisfação de seus familiares.

Em resumo, ela tenta mostrar a importância de buscar o equilíbrio entre todos os campos da vida, ou seja, o lazer, a família, a profissão, a saúde e o lado afetivo para chegarmos à plena realização pessoal.

Análise Crítica

O autor apresentou muito bem o assunto.

Através do instrumento de avaliação utilizado, ele dá um panorama da situação da maioria de nossos executivos.

O autor apresenta uma visão crítica, imparcial, elucidativo e ousado sobre o assunto. Suas conclusões convergem com a de vários outros estudiosos. Todos concordam que nós devemos buscar o equilíbrio entre todos os campos de nossa vida, pois só assim teremos tranqüilidade e condições de chegarmos à realização pessoal.

O tema apresentado é de fundamental importância para a Administração, pois as empresas são formadas de máquinas e principalmente de pessoas para programá-las e operá-las. Ou seja, o bom desempenho dos empregados, sejam eles operários ou altos executivos, está diretamente ligado à satisfação de suas necessidades, como bem exemplifica a Pirâmide das Necessidades de Maslow.

Um indivíduo com um nível de necessidade satisfeito estará sempre presente física e mentalmente em suas atividades tornando-se mais produtivo e buscando novas realizações.

6 comentários:

Graduandos do Curso de Administração de Empresas à Distância - UFJF disse...

Concordo totalmente com a matéria! Somos uma combinação de sentimentos e anseios, e não dá pra separar totalmente a vida pessoal da profissional...
Patricia Fernandes - T.11
http://grupoi9.blogspot.com

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Sandra Faria Fabres - Aluna ADM - EAD/UFJF - Turma 3

A análise crítica foi bem elaborada, referindo-se a um tema atual que é a Qualidade de Vida no Trabalho. Concordo com a opinião do grupo sobre a visão do autor, apesar de não considerar o nível da matéria ousado. Ao tratar da importância do tema para a Administração, conseguiram sintetizar de forma convincente à importância da realização pessoal para a eficácia profissional. A enquête foi bem elaborada, estando compatível com o tema da reportagem. O grupo está de parabéns pela forma da elaboração e seleção das matérias postadas, todas interessantes e pertinentes ao tema proposto.

Grupo Humanizar disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Grupo Humanizar disse...

Elisete Ritti
aluna ADM/EAD/UFJF
TURMA 1

A análise crítica, mostra-se objetiva e correlata com o tema, fazendo harmonia de pensamento com a matéria publicada, ficando claro que a equipe entendeu muito bem a mensagem sobre Qualidade de Vida no Trabalho.
Vejo também que a equipe foi muito feliz na escolha do tema, hoje, muito importante para a alta administração pensar no sentido de estimular o bom desempenho dos seus funcionários preocupando-se também,com a relação trabalho e vida pessoal de cada um, fatores esses, intimamente ligados.