sábado, 24 de maio de 2008

As " Ns" maneiras de cobrar produtividade e aumentar a qualidade de vida dos funcionários

Por: Paulo Chebel

Veículo: SEGS Portal Nacional.

Link: http://www.segs.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=6128&Itemid=1http://www.segs.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=6128&Itemid=1


RESUMO:

O artigo busca demonstrar a importância de um programa de qualidade de vida em uma empresa e os requisitos necessários para implantá-lo e faz uma reflexão da importância da relação da qualidade de vida com a produtividade. Aponta ainda, que a satisfação do colaborador melhora, em todas as perspectivas, os resultados da empresa e exemplifica com o conceito de Balanced Scoredcard.

Paulo Chebel acrescenta, que tal programa deve incluir todos os níveis hierárquicos da empresa, determinando as necessidades físicas e psicológicas de cada grupo. Comenta que as empresas ainda preocupam-se mais com as necessidades fisiológicas e de segurança do que com a parte emocional do colaborador e que a qualidade de vida no ambiente familiar e na sociedade também deve ser estimulada pela empresa.

Chebel acrescenta que de nada adiantarão os programas de qualidade de vida se os gestores continuarem a exigir produtividade e qualidade, através de métodos opressivos e, diz ainda, que para obter sucesso com os programas de qualidade de vida, os gestores deverão estar devidamente preparados e todo o processo deverá ser acompanhado de perto para possíveis ajustes.

ANÁLISE CRÍTICA:

O artigo apresenta, com clareza e imparcialidade, a importância da implantação de um programa de qualidade de vida na empresa.

O autor consegue demonstrar, com eficiência, a relação que existe entre um indivíduo com suas necessidades básicas satisfeitas, com equilíbrio emocional, dentre tantos outros fatores que interferem diretamente no seu desempenho e o retorno que a empresa terá com a melhoria na produtividade deste individuo.

O autor fundamenta suas argumentações na teoria da pirâmide das necessidades de Maslow, sinalizando que estas apresentam respaldos científicos, estando em consonância com outros estudos apresentados sobre o assunto.

Este tema é de suma importância para administração e nos chama à uma reflexão...

Certamente depararemos com esta linha temática no desdobramento de nossas funções administrativas. Como agiremos? Que tipo de gestor queremos ser?

Abraços

Turma 10

sábado, 10 de maio de 2008

A BUSCA DO CONHECIMENTO

Veículo: Portal fator Brasil

Por: Luiz Cunha

LINK: http://www.revistafator.com.br/ver_noticia.php?not=39358


RESUMO:

Neste texto, Luiz Cunha relata a importância do treinamento continuo para o profissional de qualquer área de atuação e ressalta que com o advento da TI torna-se ainda mais evidente a necessidade das organizações desenvolverem seus profissionais e reterem seus talentos.

O autor cita como exemplo a atividade de um médico cirurgião e afirma que a despeito da capacidade do profissional é imprescindível que este seja treinado e capacitado a operar equipamentos de alta complexidade, para que se tenha êxito em suas atividades. Assim como este médico, os colaboradores de empresas que pretendem adotar Softwares de gestão devem ser treinados e adaptados às novas tecnologias.

Cunha cita ainda, que em nosso cotidiano é comum deixarmos de utilizar diversos recursos de aparelhos e equipamentos como, computadores e celulares, simplesmente por não saber usa-los e que este fato, muitas vezes se repete na vida empresarial - colaboradores que não consegue entender o sistema com o qual trabalha.

O autor observa que para se usufruir de todos os benefícios que a tecnologia traz é necessário que ao implantar um sistema de informação certificar-se se o fornecedor tem condições de capacitar à equipe de profissionais que utilizará o sistema, de modo a diminuir os conflitos entre o profissional e o sistema, melhorando a eficiência, eficácia e a motivação do profissional.


ANÁLISE CRÍTICA

Neste texto o autor tratou de forma imparcial um assunto de suma importância para as organizações que pretendem implantar um sistema de informação; O treinamento, a capacitação e a adaptação do profissional ao novo sistema, são considerados imprescindíveis para o sucesso do investimento. Nesse sentido, o autor está em consonância com GRAEML (2000) que nos ensina: “Para que a empresa (Organização) seja mais competitiva, é importante que as pessoas assumam novos papéis [...] a TI vai eliminar muitos níveis hierárquicos dentro das empresas (organizações) e permitir que as informações fluam mais rapidamente”.

O link desta matéria com a qualidade de vida no trabalho e a administração está relacionado com o clima de incerteza que impera entre os colaboradores da organização quando da implantação da TI. Cabe ao gestor da empresa conduzir este evento com habilidade e deixar claro que o objetivo da TI não é promover demissões, e sim qualidade de vida.

Abraços

Turma 10